Serviço de Orientação Vocacional e Profissional

 I N T R O D U Ç Ã O


Considerando que um projeto profissional está inserido numa perspectiva de vida pessoal, é preciso compreender a diferenciação nítida entre vocação e profissão. Há uma estreita relação entre vocação e profissão, mesmo uma grande complementaridade, mas uma distinção clara é necessária a fim de que o projeto tenha viabilidade no tempo e no espaço.


 V O C A Ç Ã O


Abrange a interioridade da pessoa – talentos, habilidades, aprendizagens e valores que lhe orientam a conduta; assim, a vocação insere-se no dinamismo da construção da identidade pessoal, a partir de sua capacidade de escolha.

P R O F I S S Ã O


Pode-se dizer que é a expressão da interioridade da pessoa, em sua maneira individual de contribuir para a evolução da sociedade humana. Liga-se ao conceito de missão, em todo o seu aparato científico e tecnológico para conservar a vida, seja qual for a sua forma.


VOCAÇÃO - PROFISSÃO – PESSOA


· Identidade Corporal: quem sou eu em minha maneira de viver o meu corpo, distribuindo corretamente minhas energias?
· Identidade Cultural: quem sou eu na maneira que me é própria de fazer uma tarefa, um trabalho?
· Identidade individual: quem sou eu em meus valores (no que acredito), em minha habilidades, talentos e aprendizagens?
· Identidade psicossexual: quem sou eu em minha maneira de viver as relações interpessoais, em minhas características femininas ou masculinas?
· Identidade psicossocial: quem sou eu em minha maneira de trabalhar em equipe, colaborando com outras pessoas – mais jovens do que eu, de mais idade ou idosas?